Uma cadeira de rodas preta num quarto de um lar de idosos
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Buurtzorg: um modelo de cuidados com futuro?

Artigo
Nos Países Baixos, o conceito de cuidados «Assistência de proximidade» está estabelecido há 15 anos. Agora, as atenções voltam-se novamente para as pessoas que precisam de ser tratadas, em vez de se concentrarem na burocracia e em regulamentos excessivos.
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Jos de Blok é frequentemente referido como um revolucionário, o Steve Jobs dos cuidados ambulatórios. O holandês formou-se como enfermeiro e mais tarde geriu um serviço de cuidados. Adorava o seu trabalho, especialmente, o tempo que podia passar com os idosos. Mas, com o passar dos anos, os cuidados mudaram: cada vez mais burocracia, aumentos brutais dos custos e uma perda de qualidade que ele considera inaceitável. Sentar-se com a senhora idosa, segurar-lhe a mão e conversar com ela por um momento já não era possível. E foi aqui que o «Revolucionário» entrou em ação, separando a burocracia dos cuidados e focando-se nas pessoas.

Aumentar a qualidade dos cuidados geriátricos

Um prestador de cuidados segura as mãos de uma senhora idosa numa cadeira de rodas.

Ele criou o serviço Buurtzorg. O nome provém da abreviatura em holandês de «Assistência de proximidade». As equipas, compostas por cerca de dez funcionários, organizam-se e trabalham de forma independente. Gerem os orçamentos, organizam as suas visitas e envolvem os colegas.

Na sua essência, o Buurtzorg consiste numa grande rede de contactos. Por outras palavras, prestadores de cuidados, pessoal médico, especialistas em terapêutica, familiares entram em contacto uns com os outros através da plataforma digital «Buurtzorg-Web». Isto torna as necessidades de cuidados e apoio de uma pessoa transparentes para todos. As equipas de Buurtzorg fizeram outra mudança decisiva: as companhias de seguros de saúde cobram agora à hora, o que significa que cada atividade tem o mesmo valor. Por exemplo, limpar o pó ou fazer a cama não estava anteriormente incluído na estrutura de custos estabelecida nos Países Baixos. Estas atividades pertenciam ao serviço de limpeza e não aos cuidados profissionais de um especialista. Isto significa que cada uma destas tarefas, que não estavam cobertas pelos custos, representava uma perda económica. Desde a criação da «Assistência de proximidade» em 2007, cada prestador de cuidados ou equipa pode decidir individualmente quais as necessidades da pessoa que recebe cuidados e promover a sua independência, por exemplo, ajudando-a a calçar as meias.

Equipas de Buurtzorg também na Alemanha

A qualidade dos cuidados ambulatórios aumenta com um elevado nível de satisfação entre os que necessitam de cuidados e o pessoal de cuidados (a Buurtzorg foi várias vezes galardoada com o título de melhor empregador dos Países Baixos). «Cada prestador de cuidados da Buurtzorg poupa duas horas de trabalho em comparação com os serviços de cuidados convencionais», afirma de Blok. E também para as companhias de seguros de saúde, o cálculo é obviamente positivo. Presentemente, a Buurtzorg emprega mais de 15 000 colaboradores e existem cooperações com 25 países. Por exemplo, existe a Buurtzorg Deutschland. Mas muitas equipas de cuidados ainda estão a testar o sistema de assistência de proximidade. Tendo em conta o seu sucesso, o modelo Buurtzorg é possivelmente o modelo de excelência para os cuidados do futuro.

Este artigo faz parte da nossa revista para clientes «PROconcept». Pode descarregar a versão digital da revista.

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